sábado, 27 de Abril de 2024  06:59
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
29-04-2009

Confraria indignada quanto aos corredores de protecção


TGV leva Confraria dos Enófilos à Assembleia

"A Confraria dos Enófilos da Bairrada não pode deixar de exprimir a sua total discordância pela Resolução do Conselho de Ministros quanto à opção pelos corredores de protecção escolhidos", vincou Fernando Castro, presidente da Confraria dos Enófilos da Bairrada, na última Assembleia Municipal de Anadia, realizada na passada segunda-feira.

Aliás, o descontentamento, indignação e preocupações apresentadas pela mais antiga confraria báquica portuguesa vêm juntar-se a muitas outras vozes discordantes (José Manuel Ribeiro, deputado da Assembleia da República e presidente da Assembleia Municipal de Anadia; Comissão Vitivinícola da Bairrada, presidentes das Juntas de Freguesia de S.Lourenço do Bairro e Ancas) em relação ao traçado e "corredores de protecção" no concelho de Anadia.

Foram 10 os pontos referidos na missiva entregue pela Confraria ao presidente da Assembleia Municipal na esperança de que aquele órgão "promova as diligências necessárias e possíveis a fim de que a referida Resolução do Conselho de Ministros seja revista com urgência", aguardando também que não seja tarde demais "para encontrar soluções alternativas para o pretendido projecto".

Assim, neste momento não lhes resta senão "manifestar a mais profunda preocupação, indignação e discondância" com as medidas de protecção estabelecidas por uma Resolução do Conselho de Ministros relativamente ao projecto de construção do TGV que atravessará o concelho de Anadia.

PS abstém-se na Moção. Caberia ao deputado do PSD, António Silva, apresentar uma moção contra o traçado e corredores do TGV no município de Anadia. Uma moção de repúdio que foi votada favoravelmente com a abstenção da bancada socialista.

Justificando a posição da sua bancada, Manuel Cardoso Leal (PS) reconheceu, por um lado, que esta questão é algo que preocupa os socialistas de Anadia, quanto aos efeitos negativos que possa trazer para o sector vitivinícola e para a região mas, por outro, vê a moção como "descabida" na medida em que o autarca Litério Marques confirmara (momentos antes) que dentro de alguns dias teria uma reunião com os responsáveis da RAVE (Rede de Alta Velocidade) sobre esta matéria. Por isso, entende que só perante mais elementos e após esse encontro será possível à sua bancada tomar uma posição clara . "Só nos resta, nesta fase, a abstenção na hora da votação", diria Cardoso Leal, acrescentando ainda que a posição assumida pelo PSD "é puramente política e o efeito prático da mesma será nulo".

José Veloso, do PSD, não se conteve perante esta postura da bancada socialista, criticando o facto da bancada socialista estar a fazer o papel que fizera na "história das Urgências do Hospital de Anadia". Aliás, para o deputado "laranja", "a realidade tem sido cruel com Anadia, pelo que cabe aos deputados e à Assembleia defender as populações, estando o PS não mais do que a defender apenas o seu Governo".

"Os senhores passam por cima de tudo (das populações) para defender as obras do seu Governo, com a já habitual história do necessário diálogo", concluiria.

Catarina Cerca

catarina@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®